segunda-feira, julho 30, 2018

MIGUEL CURY E ESTHER.

Aos domingos, após a missa, Miguel Cury, que morava na esquina da Praça Coronel Ezequiel, com o Beco das Almas, em frente a casa de Furtado, costumava colocar sua cadeira na porta de casa pra trocar uns dedos de prosa com os conhecidos que vinham da igreja e passavam por ali.

Um belo dia, Esther já estava providenciando o café da manhã e foi verificar se os filhos já estavam acordados. Jumar, Margarida e Cacá, já eram casados não moravam com eles, mas, Terezinha, Alda, Glaucia, Gésia e João Marcondes moravam lá. Encontrou as meninas todas prontas, mas João Marcondes não estava no quarto e nem na casa. Ela preocupada, mas sem falar nada foi para a sala e ficou junto de Miguel Cury, vendo se passava algum conhecido.
Passaram alguns e ela perguntava, "Fulano você viu meu filho, João, por aí ? "
Ninguém tinha visto, até que vem passando Expedito Trocador , que era comerciante ambulante e andava por toda a cidade e conhecia todo mundo.
- Expedito, por acaso, você viu João por aí ? 
Expedito olhou pra ela com a cara meio sem graça e disse baixinho:
- Hoje eu não vi não senhora, mas ontem de noite ela estava na casa de dona Maria Gorda, sentado numa banca tomando umas Brhamas, disse isso e foi saindo de fininho pra evitar as próximas perguntas.
Imediatamente Esther virou-se para as meninas e perguntou, falando alto,"Alguém sabe onde é a casa dessa dona Maria Gorda ?"
Terezinha que estava próximo, disse:-Mamãe , dona Maria Gorda é dona de uma casa de mulheres lá no baixo meretrício.
-Ai meu Deus, gritou Esther, você está ouvindo isto Miguel ? Valha-me Santa Rita de Cássia, eu vou lá agora mesmo.

Miguel Cury com aquele jeitão tranquilo, homem experiente, olhou pra ela e disse: -Tenha calma Esther, ele vai aparecer, e acho melhor você não ir.
- Eu vou, gritou Esther, ele é meu filho e ainda é um menino e já anda perdido nesse meio de mundo, eu vouuu.
-Esther, Esther, acho melhor você não ir.
-Por que eu não vou, por que você tá dizendo isto ?
- Esther, Esther, eu estou avisando, dizem que lá é muito, aí você vai até lá, gosta e quer ficar e em vez de um , ficam dois.
Nesse instante o portão de trás da casa abre e João Marcondes entra desconfiado e vai pro quarto.
- Mamãe, João chegou, gritou Alda.
Esther que já estava pronta pra dar uma resposta à Miguel, entra e vai conversar com o filho e a paz voltou a reinar na casa da família Cury de Santa Cruz.

Chl
Jul/2018

Nenhum comentário: