quinta-feira, agosto 02, 2007

JOGADOR DE FUTEBOL

Jácio era um jogador do América, egresso do Ferroviário, que se destacou por sua raça e disposição em campo. No Ferrim era quase um amador, porém, quando o AFC comprou seu passe ele passou a ser um verdadeiro profissional. Foi pior !


Quando o América ganhava um jogo, que distribuía o "bicho"(gratificação dada aos jogadores, quando venciam a partida), Jácio, mais que depressa, descia para a velha Ribeira e eram três dias de cachaça, baralho e rapariga e mais cinco ou seis carteiras de Continetal sem filtro.

Em um jogo amistoso, contra o Campinense, em Campina Grande na Paraíba, ele deu um verdadeiro show e o América ganhou o jogo folgadamente. A torcida aplaudiu o atleta e a diretoria do Campinense ficou impressionada. Não houve tempo nem de comemorar, porque logo entraram no ônibus de volta para Natal, onde o bicho seria pago na chegada.

Ao chegar na Rua Maxaranguape, sede do alvi-rubro, Jácio pegou sua sacola e dirigiu-se para a tesouraria, afim de receber a gratificação pela vitória sobre o Campinense.
Recebeu o dinheiro, foi até o vestiário, deixou a bolsa em um canto de parede, foi para a Rodrigues Alves e já foi gritando :- Táxi !
Ao entrar no corcel 2, falou para o motorista:- Toca pra Ribeira, começando pelo Ideal ou Boate Estrela,com queira, que quero chiar com o carrasco Piaba do ABC, que é amigado com a dona do cabaré e só vive lá. Passou uma semana na farra. Quando se apresentou pra treinar com dez dias, a diretoria do clube mandou barrar Jácio.

Quase um mês depois, por acaso, esteve em Natal um olheiro do Campinense, procurando reforço pra sua equipe, passou no América e foi informado que Jácio estava no estaleiro, contundido.Não deram nenhuma informação da farra. O cidadão resolveu ir até a casa do jogador, para ter uma conversa com ele, sobre sua ida para Campina.

Fez logo uma inquisição. Perguntou se bebia, fumava, jogava baralho ou tinha qualquer outro vício, ao que Jácio respondeu em cima da bucha:- Meu vício é ficar em casa com a minha patroa e meus bruguelos, batendo pelada no quintal.

Imediatamente o dirigente do clube, dirigiu-se à sede do América e negociou Jácio. Comunicou ao jogador, pediu que arrumasse a roupa para partir naquele dia mesmo para Campina Grande. Assim foi feito. O jogador conheceu as instalações do novo clube e já dormiu lá, para assinar contrato no dia seguinte.

Com a assinatura do contrato, Jácio pediu um adiantamento e uma folga, para mandar o dinheiro por um portador para sua família. Recebeu na hora e saiu da sede no rumo do Bodocongó.

Três dias depois de muita procura e anuncio em rádio e jornal, encontraram Jácio com duas raparigas em um boteco de Lagoa Seca, cidade vizinha de Campina. O presidente pegou o jogador pelos braços e disparou :-Você não disse que não bebia, não fumava, nem andava com rapariga ?
Jácio com a voz embargada, olhos vermelhos de sono e ressaca, respondeu com calma:
-É quando eu estou liso, com dinheiro eu viro o cão.

                    Chl.
                  Ago/2007