segunda-feira, setembro 23, 2013

SECA

Açude do Alívio-Sta.Cruz/RN(Foto: André fotos)

Vendo a lama do porão
Tristeza do pescador
Rezadeira com andor
É de cortar coração
Sofrimento no sertão
mas, resistir é preciso
O sol não manda aviso
Só muita força e fé
No alívio do Inharé
A seca rasga seu riso.

Chl
Set/2013

domingo, setembro 22, 2013

JK EM SANTA CRUZ


1955. O mineiro Juscelino Kubitschek estava em campanha para a presidência da república do Brasil.
Lançado pelo PSD, partido liderado no Rio Grande do Norte pelo Deputado Theodorico Bezerra, expressiva liderança do Trairi, JK veio ao estado em campanha.

O Major Theodorico, certamente queria que o candidato fosse visitar sua região, o Trairi; assim ficou acertado.
Em Santa Cruz, uma vaquejada estava pronta, esperando a visita do candidato. O palanque da rua Grande, hoje rua Dr. Pedro Medeiros,ficava defronte ao beco onde morava seo Calú, entre as casas de José de Lima e João Ataíde Pereira, tabelião da cidade.
Chinês e Ozael, motoristas da firma Theodorico&Bianor, saíram cedo para Uirapuru, em uma baratinha, para esperar JK.

Uirapuru era a fazenda do Major, situada no distrito de Riacho, do município de Santa Cruz. Depois de emancipada e virar cidade, passou a se chamar Tangará, nome escolhido por Theodorico Bezerra. Uirapuru e Tangará, são dois pássaros da fauna brasileira, da região da Amazônia e diz a lenda que quando o Uirapuru canta, o Tangará dança.

Os motoristas chegaram e juntaram-se a uma comitiva que já esperava a chegada de JK. De repente, um barulho no céu, todos perplexos, olharam para cima e vislumbraram o avião que trazia o candidato e iria pousar no campo do Uirapuru.

Chinês, que nunca tinham visto um avião, saiu rapidamente do carro, onde estava sentado e ficou olhando pra cima, com a mão escorada no veículo. A porta semi aberta, recebeu uma lufada de vento forte e fechou, em cima dos dedos de Chinês.
Quando ele, depois de soltar um grito e um palavrão, olhou para o dedo polegar,viu que já estava ficando "arrochicado" e ele, irado.

O candidato, acompanhado de Theodorico e outros políticos do PSD, seguiram para Santa Cruz. A cidade estava em festa.
Eu, com seis anos de idade, fiquei em pé na janela da Delegacia de Polícia, hoje casa de cultura, que tinha uma visão privilegiada para o páteo da vaquejada. Por uma deferência do Delegado, Lourenço, meu pai, ficou na janela, segurando minhas pernas, na sala da delegacia.

Quando JK, entrou na pista, acenando para o povo, Manoel Madalena, fogueteiro da cidade, com um tição na mão, tocou fogo em uma fileira de foguetões, enfiados no chão, transformando o fogaréu em uma girândola. Os moradores do Paraíso, disseram que não ficou um só cachorro em casa, com o tiroteio, correram todos para o alto do Cruzeiro, hoje, Alto de Santa Rita.

Theodorico mandou pintar os bois duros, de vinte e cinco arrobas, com o nome PSD e os mais fraquinhos, pintou com as cores da UDN.
Micael, udenista juramentado,liderado do chefe da UDN, Antônio Ferreira de Souza, ficava irado e reclamando.

Os discursos foram feitos, JK presenciou algumas carreiras e depois foi embora, satisfeito com a festa que o Major preparou para ele.

Aconteceu um fato curioso na vaquejada, depois que a comitiva foi embora. Os páteos de vaquejada, ao contrário de hoje, era no barro duro, a porteira de saída dos bois eram largas como as porteiras normais das fazendas; os bois desenvolviam uma velocidade muito grande ao sair, que era um risco muito alto de acidentes. João Lourenço,de Santo Antônio, na beira do Rio Trairi, correndo em um cavalo melado(amarelo queimado),quando puxou o boi, ouviu-se um estalo grande, em vez do boi, o cavalo foi quem quebrou a perna, no meio da pista. Meu avô Zé de Gan, chegou muitas vezes em casa, carregado por quatro homens, com a cabeça pendura, sem sentido e sangrando pelos ouvidos, em consequência de quedas nestas pistas duras. 

Terminado tudo, o povo radiante com a vinda de JK, Chinês, sentado na calçada de sua casa, na rua Ferreira Chaves, rua da usina, ao lado de Cleonice, sua esposa, ouviu um amigo que passava e disse:
- Chinês, você é um homem de sorte, viu o futuro Presidente, bem de pertinho. 
Chinês olhando para os dedos roxos e inchados, respondeu em cima da bucha -Eu tenho ódio desse infeliz, acabei com meus dedos, por conta dele.

PS. A ponte do Paraíso e o Açude Novo, foram construídos em 1958, com JK, Presidente da República.