sábado, janeiro 18, 2014

MINHA INFÂNCIA EM SANTA CRUZ II


DINHEIRO ALHEIO

Estes temas que escrevo agora, são passagens marcantes da minha infância e que tiveram grande importância na minha formação e na minha personalidade.
Meu pai, seo Lourenço, era um homem simples, com a formação escolar limitada ao primeiro grau, mas, muito inteligente, trabalhador e humilde.
Tinha um apego todo especial a família, aos amigos e ao ser humano. Tinha também uma obsessão na vida : Honestidade.
Sempre que podia, ele fazia questão de ressaltar isto, comigo e os meus irmãos.
Nós morávamos na casa da esquina do riacho com a rua Ferreira Chaves, que foi construída na mesma época que o tabelião Manoel Soares construiu a dele na mesma rua, com financiamento da previdência social, que existia na época.
Nossos vizinhos eram  Manoel Santana e Maria, Euclides Ribeiro e Domair, Arnaldo eletricista,Pedro Rodrigues, Maria de Zé de Gan (minha avó materna) e seo Ribeiro e dona Joaninha. Depois tinha um lajeiro grande e o oitão do sítio Alto, onde moravam Clodoval Medeiros e suas irmãs.
Certo dia, brincando no jardim da casa de Arnaldo, com os filhos dele, encontrei, na quina da parede da casa, descascado pelo salitre, entre dois tijolos, uma moeda de quinhentos réis. Guardei no bolso do calção e fui pra casa , esperar papai chegar para o almoço, para avisá-lo, pois já estava "escabreiado" com o que aconteceu com o ceguinho.
Quando ele entrou em casa eu mostrei  a moeda e falei:-Achei .
Ele perguntou :-Onde?
-Na casa de seo Arnaldo, enfiado na parede, respondi.
-É dinheiro alheio, ele disse na hora.
Eu nunca tinha escutado essa palavra, dinheiro "alheio".
Ele continuou falando:-Se fosse na rua e você não visse do bolso de quem caiu, era seu, mas, dentro da casa de Arnaldo é dele e vá imediatamente colocar no mesmo lugar que você achou.
Voltei correndo pra casa de Arnaldo, estavam todos dentro de casa almoçando e eu fui no mesmo tijolo da parede descascada e coloquei a moeda.
Quando voltei, papai me chamou e disse :- Quando você quiser dinheiro para comprar, poli,solda,sequilho,confeito ou pirulito , você me peça que lhe dou e quando você receber qualquer dinheiro, achado ou dado, venha me mostrar pra saber de onde veio. Isto é para o seu bem.
Esse é um testemunho de uma parte da minha infância que o faço pela memória do meu pai e sempre que posso transmito esses exemplos aos meus filhos.

Chl
Jan/2014

Um comentário:

Rosemilton Silva disse...

Você, seus irmãos são a copia fiel do seu pai. Homem íntegro que aprendiz a gostar através de Jair.