quarta-feira, fevereiro 12, 2014

WHERE YOU FROM ?


Em Novembro de 2000, fizemos uma viagem para Miami, Barbosa,Tomba, Carneirinho e eu, com as esposas, e  Barbosa levou os dois filhos.
Saímos de Natal para o Rio de Janeiro e de lá pegaríamos o voo para Miami. Carneirinho precisou antes, passar no Recife para pegar o passaporte que estava no consulado americano para receber o visto.
Carneiro apreensivo falou:- Eu nunca fui no Rio de Janeiro e quando chegar lá naquele aeroporto grandão, como é que eu vou achar vocês ?
Eu disse, "Carneiro, pegue o melhor chocalho que você tiver de ovelha, quando descer do avião, bote no pescoço e faça carreira dentro do aeroporto que eu sou vaqueiro e você lhe reconhecer pelo chocalho". 
Por volta das oito horas da noite, Carneiro chegou, acionou o celular e nos encontrou rapidinho.
Embarcamos meia noite para Miami.
Barbosa tomou logo um "amansa leão" (Lexotan), pra dormir no voo, os outros dormiram todos, só eu, que não durmo em avião, nem ônibus, nem carro, só se tiver tomado muita cachaça, passei a noite lendo e dando uns cochilos rápidos.
Foi quando lembrei de Paulo Mendonça, pai de Barbosa, que me contando uma viagem que fez para Miami, com a família, disse que passou a noite acordado no avião ; resolveu andar no corredor pra ver se tinha alguém acordado como ele e me disse:
- Todo mundo estava dormindo, só tinha acordado no avião, eu e o aviador (piloto).
Chegamos em Miami, nos instalamos no hotel, para no dia seguinte, embarcar em um navio para um cruzeiro no Caribe e visitar Cancúm e Cozumel.
Quando fomos entrar no navio,ficamos na fila de embarque e de carimbo do passaporte, já que sairíamos dos EUA para o México.
Carneiro ficou em uma fila paralela a minha, mas, sempre do meu lado. Quando chegou nossa vez, olhei para Carneiro e na frente dele tinha uma moça bem gorda, tipo afro-descendente americana, carimbando os passaportes.
Ela olhou pra ele, pegou o passaporte e perguntou:
- Where you from ?(de onde você vem)
Carneirinho virou-se pra mim e falou:- Agora tourou dentro, mesmo na emenda.
Eu para tranquilizá-lo, disse,"diga de onde você vem".
Carneiro olhou pra negona e falou quase gritando:
- T..A..N..G..A..R..ÁÁÁ.....
A mulher arregalou os olhos, sem entender nada e eu olhei pra ela e esclareci: "Brasil".
Ele deu um sorriso, carimbou o passaporte e o Carneiro entrou no navio.

3 comentários:

1V3N disse...

Muito boa!

1V3N disse...

Muito boa!

Anônimo disse...

Chagas Lourenço, santacruzense como eu, é poeta sensível, boêmio inveterado e cronista de mão cheia. Quantas lembranças suscita quando fala das coisas da nossa terra, suas
efemérides, dos tipos humanos que fizeram e fazem a sua história tão rica e tão telúrica.
Chagas Lourenço, um santacruzense que honra e dignifica a terra em que nascemos e que tanto amamos.

Dinarte Cavalcante